Translate

Conclusão Geral

     De acordo com o IEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers), os campos eletromagnéticos podem ser classificados em função das frequências usadas. Como se pode constatar na imagem por nós elaborada, a frequência por nós usada está confinada ao primeiro grau da faixa de frequências, onde são consideradas como frequências ultra-baixas.




(as informações contidas na imagem poderão não ser as mesmas de acordo com outras organizações)


    Com este trabalho, explorámos esta grande área da Física, descobrimos novos conceitos e os malefícios aos quais estamos expostos no dia-a-dia. Porém, ainda que os campos eletromagnéticos possam ser uma das causas para sintomas como enxaquecas ou insónias, nada disso conseguiu ser provado cientificamente, pelo que concluímos que estes tipos de campos nos trazem mais benefícios do que malefícios, como por exemplo, são usados para ressonâncias magnéticas e raios-x, tendo permitindo assim uma maior facilidade no diagnóstico de doenças e de seus tratamentos. Para além disso, muitos dos aspetos negativos que falam sobre estes campos, não são causados por eles. Tal como diz a REN, "a Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Agência Internacional para Investigação do Cancro (IARC), classifica o risco dos campos eletromagnéticos (CEM) ao nível do risco de consumo de café".
     No geral, consideramos que os campos magnéticos e a eletricidade que nos rodeiam e existem nos seres vivos como já foi referido anteriormente neste blogue, não são um risco para a saúde humana.

     Numa tentativa de desmitificar a crença de que postos de alta tensão produzem campos eletromagnéticos mais intensos que frequências mais baixas, encontrámos na Internet algumas informações que nos permitiram concluir que, efetivamente, os valores dos campos eletromagnéticos em aparelhos eletrónicos têm maior intensidade que em linhas de comboio.

     Em suma, os campos magnéticos (medidos em Tesla) e os campos elétricos (medidos em Volt/metro), no nosso país de Portugal, tanto na cidade de Abrantes como na de Constância, estão dentro dos limites considerados saudáveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, para uma ferquência de 50 Hz:


  • Os campos magnéticos podem ter valores até cerca de 100 microTesla, ao passo que os campos elétricos podem atingir os 5000 V/m.
     Também tentámos medir o valor dos campos elétricos, no entanto, todas as informações que encontrámos sobre eles estavam patentes nos nossos manuais escolares e na Internet, porque não conseguimos trabalhar corretamente com o aparelho calibrado para os medir. Pedimos desculpa por isso.
Foto de Xana Matos.
Alexandra Matos


   
Mafalda Marques
  
              Mariana Catarino

           
Ana Catarino

Comentários

Mensagens populares